Instituto do Animal quer tornar as adopções mais sustentáveis

Por Eu Adoto em 18 de Julho de 2017

O Instituto do Animal acaba de estabelecer com a Euadoto.org uma parceria estratégica que visa tornar os seus serviços mais acessíveis aos utilizadores desta plataforma digital com vista a tornar as adopções mais eficazes.

A taxa de insucesso que Portugal regista na adopção de animais de companhia é ainda muito elevada. São muitos os casos em que o adoptante "desiste" do animal, devolvendo-o à procedência ou, pior ainda, abandonando-o. Não são conhecidas estatísticas nacionais relativamente à percentagem de animais adoptados que ficam na família adoptante até ao fim da vida e a percentagem daqueles que acabam devolvidos ao canil ou gatil, ou abandonados em qualquer lugar. Mas quem trabalha directa ou indirectamente com adopções, sabe que muitas vezes as histórias bonitas (de adopção) acabam mal (em abandono). Esta percepção é corroborada pelos dados oficiais da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, os quais apontam para mais de 30.000 animais por ano a dar entrada nos centros de recolha oficiais. Parte significativa deste número resulta de adopções malsucedidas.

No âmbito da sua actuação – o do comportamento e bem-estar de animais de companhia –, o Instituto do Animal trata de muitos casos em que o comportamento disfuncional dos animais destabiliza o equilíbrio pessoal, familiar e por vezes social, estendendo-se à comunidade em que a família se insere, designadamente a vizinhança mais próxima. São casos de donos responsáveis e muito conscientes que procuram ajuda para resolver os problemas associados ao comportamento dos seus animais. Mas nem todos os donos são assim. Seja por menor tolerância aos problemas, ou simplesmente por desconhecimento de soluções, muitas pessoas acabam por não resistir à tentação de devolver ou abandonar os “animais problemáticos”.

É neste contexto que o Instituto do Animal, consciente de que não basta promover a adopção, é necessário torná-la sustentável, se alia ao projecto Euadoto.org.

Esta plataforma digital de gestão de adopções vai ter um alcance muito abrangente que lhe permitirá contribuir para a massificação das adopções em Portugal. Papel meritório em vésperas de a lei que proíbe o abate indiscriminado de animais entrar em vias de facto. Porque quando os canis e gatis deixarem de poder eutanasiar tantos animais como no passado, vão sofrer uma pressão ainda maior para os escoar por via da adopção.

Para reduzir o risco de “má adopção”, o Instituto do Animal oferece aos adoptantes em geral um conjunto de serviços que visam maximizar a eficácia (e a durabilidade) do processo. Agora, ao aliar-se à Euadoto.org, o Instituto torna os seus serviços ainda mais acessíveis aos adoptantes que utilizem esta plataforma. As vantagens oferecidas pelo Instituto do Animal aos utilizadores da Euadoto.org vão desde a oferta de descontos de 10% a 20%, até à participação totalmente gratuita em programas formativos de apoio à adopção.

São três os serviços disponibilizados pelo Instituto do Animal que mais directamente contribuem para promover a sustentabilidade das adopções de cães e gatos:

Perfect Match – aconselhamento prestado a nível nacional que visa identificar o tipo de animal que melhor se adequa ao perfil de cada família. O serviço assume diversos formatos: desde uma simples consulta de caracterização do perfil adoptante, seguida da caracterização do tipo de animal mais adequado segundo uma matriz que inclui espécie, idade, sexo, temperamento, entre outros factores; até ao acompanhamento completo do processo de adopção, incluindo visita às instituições detentoras de animais adoptáveis e a avaliação comportamental preliminar dos animais disponíveis.

Cão novo, vida nova e Gato novo, vida nova – acções de formação para donos e futuros donos de cães e gatos que ajudam a compreender a natureza dos animais, o modo como se comportam e o processo de aprendizagem dos mesmos; e apontam um conjunto de soluções para prevenir e resolver comportamentos animais desviantes. (Os adoptantes que utilizem a plataforma Euadoto.org podem participar gratuitamente nestes workshops).

Obediência e socialização – programas que preparam os donos para tornarem os seus animais obedientes e bem-comportados em sociedade.

A partir de agora, os packs de adopção oferecidos pela Euadoto.org aos seus adoptantes passarão a integrar um voucher de acesso gratuito aos workshops “Cão novo, vida nova” e “Gato novo, vida nova” do Instituto do Animal; e para acederem aos restantes benefícios, basta que no acto da compra comprovem a sua ligação à plataforma digital.


Contactos

email@institutodoanimal.pt
T. 218 680 421 M. 914 310 043
Praça David Leandro Silva 24
Jardim do Poço do Bispo, Lisboa

www.institutodoanimal.pt | www.facebook.com/institutodoanimal